Lula escolhe Janja para representar Brasil em Paris
JANJA ESTÁ NO JAPÃO AGUARDANDO LULA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, a representar o Brasil na Cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G), que acontece em Paris no final deste mês. Segundo o decreto assinado pelo petista e publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 19, a participação de Janja contará com ônus para o Estado, ou seja, as despesas relacionadas à viagem serão pagas com recursos públicos.
A N4G é um evento que reúne governos, organizações internacionais, setor privado e sociedade civil para debater políticas e ações voltadas à segurança alimentar e ao combate à desnutrição. A cúpula, organizada pelo governo francês, ocorre nos dia 27 e 28 de março.
Maioria dos brasileiros não aprovam Janja
A presença de Janja em eventos internacionais tem sido alvo de críticas. O Estadão mostrou que o governo desembolsou R$ 203,6 mil para custear a estadia da comitiva de Janja em Paris. A primeira-dama, que não exerce cargo oficial no governo federal, foi representante do Brasil em eventos como as Olimpíadas de Paris e a Cúpula do G-20.
No último mês, Janja também esteve em Roma, na Itália, para participar do evento pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida), como colaboradora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). As passagens aéreas de ida e de volta da primeira-dama, que voou de classe executiva de Brasília à capital italiana, custaram ao contribuinte R$ 34,1 mil.
A primeira-dama desistiu de viajar a Nova York, na última semana, para chefiar a delegação brasileira e discursar na Organização das Nações Unidas (ONU), como representante do Brasil. O governo Lula organizava a participação da primeira-dama com líder da comitiva a ser enviada pelo País à 69ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW). Nos bastidores, a queda de popularidade de Lula e da própria Janja pesou na decisão.
Uma pesquisa AtlasIntel/Bloomberg mostrou que 58% dos entrevistados disseram ter uma imagem negativa dela, contra 32% que a veem de forma positiva — 10% não souberam responder.
JANJA ESTÁ NO JAPÃO
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, embarcou para o Japão uma semana antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da comitiva presidencial.
A previsão era que Janja fosse ao país acompanhada de Lula, cuja chegada ao país está prevista para dia 27. A primeira-dama, contudo, embarcou na noite de segunda-feira.
Segundo a assessoria, a primeira-dama foi antes porque vai participar de uma agenda antes da chegada de Lula. A agenda ainda não foi informada.
Conforme mostrou o GLOBO, o governo brasileiro espera usar a viagem do presidente, marcada para os dias 24 a 27 de março, para pedir ao país “compromisso político” para o andamento da liberação de exportação de carne bovina in natura brasileira ao país asiático.