Suspeitos usaram 235 chaves Pix falsas para fraudar campanhas de arrecadação
Um casal de 50 anos foi preso nesta quinta-feira (13) em Fortaleza sob a suspeita de desviar doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. José Aldanísio e Regina Jorge, conhecidos no meio artístico como comediante e influenciadora, respectivamente, foram identificados como os responsáveis pela criação de 235 chaves Pix falsas para cometer as fraudes.
Modus operandi
De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, os suspeitos usavam documentos falsos de um casal de idosos cearenses para abrir contas em bancos digitais. “Esse casal se utilizava de documentos falsos em nome de um casal verdadeiro aqui do Ceará. Eles pegavam os documentos verdadeiros desse casal e colocavam ali as fotos deles, a partir daí constituíram documento falso e a partir desse documento falso criavam contas em bancos, normalmente bancos digitais e a partir dessas contas bancárias criadas com documentos falsos criavam essas chaves PIX”, afirmou o delegado de Crimes Informáticos e Defraudações do Rio Grande do Sul, João Vitor Heredia.
Fraude nas doações
Com as contas falsas, o casal alterava ligeiramente as chaves Pix reais divulgadas em campanhas nas redes sociais para que os valores doados caíssem em suas contas. A fraude veio à tona quando as influenciadoras digitais Paola Saldívia e Deise Falci perceberam que suas campanhas para ajudar animais resgatados das enchentes estavam sendo lesadas.