Usiminas abre inscrições para 38ª edição do Projeto Xerimbabo
Nesta edição, o programa recebe o projeto Ciclo Cênico – Arte em Movimento. Programação traz espetáculo A Máquina do Tempo, contação de histórias, workshops de danças urbanas, maquiagem e jogos cênicos
Meio ambiente, sustentabilidade, arte e cultura marcam a nova edição do Projeto Xerimbabo, que acontece entre os dias de 18 de outubro a 11 de novembro, no Centro de Biodiversidade da Usipa. Em 2023, o Xerimbabo recebe o projeto Ciclo Cênico Arte em Movimento, que apresenta o espetáculo teatral “A Máquina do Tempo”, contação de histórias e os workshops de danças urbanas, jogos cênicos e maquiagem. A iniciativa conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Professores e alunos, associações, entidades, ONGs, empresas, famílias e outros grupos poderão visitar o espaço e participar das atividades, gratuitamente, de terça a domingo, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio. As inscrições para participação da comunidade serão semanais, abrindo toda terça, a partir das 9h. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo link: https://usiminas.com/xerimbabo. As sessões de quinta-feira vão contar com intérpretes de Libras.
As atividades do Xerimbabo começam com a visita pelo Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), que há 60 anos dedica-se à conservação e perpetuação das espécies silvestres, em especial da região do Vale do Aço, ao lazer consciente e à educação ambiental. Para André Chaves, diretor de Sustentabilidade da Usiminas, a realização de mais uma edição do Xerimbabo reforça o compromisso da empresa com a educação ambiental para toda a comunidade. “O Xerimbabo é um dos programas de educação ambiental mais longevos no país, com quase quatro décadas de atuação contínua, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental de alunos e da comunidade. Neste ano, além da tradicional visita ao Cebus, vamos promover atividades que trarão importantes reflexões acerca da vocação do Xerimbabo, que é promover preservação ambiental de forma lúdica e educativa para escolas e população”, afirma.