Minas GeraisÚltimas

Tempestade trouxe prejuizos ao Vale do Aço no leste de Minas

Sindcomércio solicita isenção de IPTU e outros impostos.  Empresas afetadas pela chuva precisam de incentivos fiscais para retomar as atividades

Ipatinga-MG  – O Sindcomércio Vale do Aço protocolou, na tarde desta sexta-feira (20/12), ofícios direcionados à Câmara Municipal de Coronel Fabriciano e à Prefeitura Municipal, solicitando a isenção do pagamento de IPTU e a implementação de outros incentivos fiscais para os lojistas prejudicados pelas chuvas da última terça-feira, 17 de dezembro de 2024.

Para a Câmara de Vereadores, o Sindcomércio solicitou que seja proposta e votada, em caráter emergencial, uma lei que permita a isenção do pagamento de IPTU para o ano de 2025. Já à Prefeitura de Coronel Fabriciano, foi solicitado que, além de viabilizar incentivos fiscais, seja conduzida uma campanha para identificar os empresários afetados pela calamidade, assegurando a isenção do imposto no próximo ano.

O setor de comércio e serviços é responsável por grande parte da geração de renda e empregos formais no município. Para José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço e vice-presidente da Fecomércio MG, o momento precisa de uma ação efetiva. “Estamos mobilizados diante da situação de calamidade pública que atingiu nossos lojistas. Esperamos o apoio dos órgãos competentes com medidas de isenção e incentivos fiscais, para que os comerciantes possam manter suas portas abertas. Os danos dessa tragédia são imensuráveis”, ressalta Facundes. Para reforçar essas solicitações, o Sindcomércio planeja, na próxima semana, agendar reuniões com a Prefeitura e a Câmara Municipal. Na próxima semana, o Sindcomércio pretende agendar reuniões presenciais com a Prefeitura e a Câmara Municipal para reforçar essas solicitações.

Mobilização do Sindcomércio

Desde o ocorrido, o Sindcomércio tem promovido diversas iniciativas para mitigar os impactos da chuva e apoiar o comércio local. Entre as principais ações estão a mobilização de trabalhadores para auxiliar na limpeza de comércios invadidos pela lama, minimizando os prejuízos dos lojistas, campanha de doações e, também, a entrega de kits de higiene pessoal, por meio do programa Sesc Mesa Brasil. Na ocasião foram distribuídos kits de higiene pessoal por meio do programa Mesa Brasil Sesc, recebidos pela unidade do Sesc de Governador Valadares, parte do Sistema Fecomércio MG.

Campanha de doações

As três unidades do Sindcomércio Vale do Aço estão funcionando como pontos de coleta de doações. A população pode contribuir com alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e outros itens básicos. Os endereços são:

– Coronel Fabriciano: Av. Magalhães Pinto, 33 – Centro

– Ipatinga: Rua Laguna, 280, 2º Andar – Veneza

– Timóteo: Av. JK, 136, Loja 2 – Funcionários

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Sindcomércio Vale do Aço reafirma seu compromisso com os lojistas e a comunidade, como parte integrante do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac para garantir o suporte necessário neste momento.

[email protected]