São Paulo poderá ter nova rede de atacarejo
Bretas vende supermercados em Minas para o Supermercados BH e pretende abrir atacarejos em São Paulo
Negociação teve início em um encontro promovido pela ABRAS, em abril de 2024, reunindo grandes lideranças do setor. Grupo deixa Minas Gerais e deve focar investimentos em outros estados
O grupo Cencosud anuncia a venda da operação do Bretas Supermercados em Minas Gerais para os Supermercados BH. A negociação envolveu 54 lojas do Bretas Supermercados, 8 postos de gasolina e 1 Centro de Distribuição. Com a venda, o Cencosud permanece com as 26 lojas da marca Bretas em Goiás, saindo do estado mineiro. A empresa continua no Brasil e irá focar seus investimentos no formato atacarejo em São Paulo e em outras regiões.
A origem dessa negociação remonta a abril de 2024, durante um almoço organizado pelo presidente da ABRAS, João Galassi, em Brasília. O evento teve como destaque a presença do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), então presidente do Senado, e reuniu importantes lideranças do setor supermercadista para debater a proposta da Cesta Básica Nacional de Alimentos (CBNA) isenta de tributos. Na ocasião, representantes do Cencosud e dos Supermercados BH estavam presentes, e, segundo relatos de fontes que estavam no evento, as primeiras tratativas sobre a aquisição do Bretas tiveram início ali.
Atualmente, a rede Supermercados BH conta com mais de 300 lojas e registrou um faturamento de R$ 17,4 bilhões em 2024, ocupando a quinta posição no Ranking ABRAS. Já o Cencosud, com faturamento de R$ 11,2 bilhões no mesmo período, aparece na oitava colocação.
A aquisição representa um movimento estratégico do Cencosud no País, que focará seus negócios em outros formatos e regiões, e reafirma a relevância de encontros promovidos pela ABRAS na geração de oportunidades e no fortalecimento do setor supermercadista nacional.