São Paulo: Mais de 320 pontes e viadutos são recuperados pela prefeitura
O Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos, iniciativa inédita da Prefeitura de São Paulo, já recuperou mais de 320 pontes e viadutos em ação que já é conhecida como um “marco de engenharia”, por fazer a prevenção a danos e aumentar a segurança viária na cidade. No momento, estão sendo realizadas obras de reforma e manutenção em 139 estruturas em toda a cidade. Entre 2021 e 2024, já foram concluídas 183 obras, com investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões.
As intervenções, organizadas e realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e SPObras, fazem parte do maior programa de recuperação de pontes, passarelas e viadutos da história da cidade para dar mais segurança para quem vive, trabalha ou visita a capital.
O programa institui uma cultura permanente de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, promovendo a integridade e vida útil das estruturas e garantindo menos gastos ao poder público.
O projeto prevê ações contínuas de recuperação de todas as Obras de Arte Especiais (OAEs) no município, seguindo critérios de priorização. O trabalho consiste numa série de importantes reparações, sempre após uma avaliação aprofundada da situação de cada estrutura. As melhorias vão desde pavimentação até troca e manutenção de estacas, vigas e pilares.
“Esse programa reflete o compromisso da gestão municipal com a segurança e a mobilidade da população, com foco no trabalho preventivo, investindo em tecnologia de ponta e na preservação de nossas estruturas. É a combinação de inovação e responsabilidade, que transforma a cidade e melhora a qualidade de vida dos paulistanos”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, que considera esse trabalho um “marco da engenharia brasileira”.
Antes da implementação do programa, algumas estruturas estavam havia mais de 80 anos sem o devido tratamento, com risco iminente de colapso. É o caso, por exemplo, do Viaduto General Olímpio da Silveira, na Avenid
a Pacaembu, Zona Oeste. A estrutura foi construída em 1939 e teve problemas estruturais em razão de impactos do tráfego viário. A recuperação da estrutura foi finalizada em 2022.
Inspeções
As inspeções realizadas SPObras em pontes e viadutos permitem avaliações das reais condições das estruturas e, assim, gerar laudos para verificações mais minuciosas. As equipes da Prefeitura realizam periodicamente vistorias visuais nessas estruturas, fornecendo análise prévia das suas condições. A partir do resultado desta avaliação prévia, ou em intervalos de cinco a oito anos, são contratadas empresas para fazer a inspeção especial da estrutura. Elas emitem o laudo que vai fornecer as informações técnicas sobre a condição das estruturas e as recomendações das ações a serem implementadas para garantia de sua segurança.
Com base nesses laudos são determinadas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação de obras de recuperação. A inspeção especial permite a detecção prévia dos problemas e a consequente recuperação das OAEs, minimizando os riscos.