ROTARY CLUB INTERNACIONAL COMEMORA 119 ANOS
O Rotary começou com a visão de um homem: Paul Harris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras.
Com o tempo, o Rotary gradativamente ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Hoje, nossos associados têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do mundo todo.
Compromisso
Aquele compromisso perdura até hoje por meio de uma organização realmente internacional. Depois de apenas 16 anos da sua fundação, o Rotary já tinha clubes em seis continentes. Hoje, temos associados em todos os lugares, trabalhando para resolver os maiores desafios do mundo.
Não temos medo de sonhar alto e definir metas ambiciosas. Começamos nossa luta contra a pólio em 1979, com um projeto para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas. Fizemos um progresso incrível: em 1988, a doença assolava 125 nações; hoje, apenas dois países continuam endêmicos.
PRESIDENTES BRASILEIROS
Até hoje, três associados de clubes brasileiros serviram como presidentes do Rotary International. Armando de Arruda Pereira, do Rotary Club de São Paulo, foi o primeiro em 1940-41. Em seu discurso na Convenção de 1941, Pereira refletiu sobre a guerra e a paz: o fechamento de clubes em áreas devastadas pela guerra, a tradição do Rotary de fomentar a amizade ao redor do mundo e a importância de promover a compreensão e a boa vontade entre pessoas e nações.
Ernesto Imbassahy de Mello, associado do Rotary Club de Niterói, ocupou o cargo de presidente do Rotary em 1975-76. Ele estava entre os rotarianos que recepcionaram o fundador do Rotary, Paul Harris, durante sua visita ao Rio de Janeiro em 1936.
Paulo Viriato Correa da Costa, associado do Rotary Club de Santos, serviu como presidente do RI em 1990-91. Durante seu mandato, ele fez do meio ambiente uma de suas principais causas, criando o programa Preserve o Planeta Terra para incentivar os associados do Rotary a realizar iniciativas ambientais.
BRASILEIRO SERÁ O PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL
Mário César planeja impulsionar a imagem pública do Rotary – Foto: Rotary.Org
Mário César Martins de Camargo, do Rotary Club de Santo André, estado de São Paulo, Brasil, foi escolhido pela Comissão de Indicação para ser o presidente do Rotary Internacional em 2025-26. Na ausência de candidatos opositores, ele será oficialmente declarado como presidente indicado no dia 1° de outubro.
Mário César planeja impulsionar a imagem pública do Rotary com uma abordagem do topo para as bases.
“Atualmente, o Rotary enfrenta uma forte concorrência por associados e verbas”, disse ele.“Precisamos rejuvenescer a nossa marca, especialmente em algumas zonas. Devemos utilizar as ferramentas pós-pandêmicas de reuniões para facilitar a comunicação do presidente com associados do mundo inteiro. Também precisamos formar mais parcerias de longo prazo com líderes das arenas política, comunitária e empresarial. E vamos dar muito destaque ao nosso maior patrimônio: o 1,4 milhão de voluntários altamente dedicados que temos.”
Mário César quer aprimorar o processo de governança e indicação a cargos.
“O Rotary deve adotar um sistema mais transparente para indicar voluntários ao exercício de cargos, com critérios claros e avaliação de resultados com base em dados.”
Mário César foi presidente da Gráfica Bandeirantes e atuou como consultor para a indústria gráfica. Também foi presidente e diretor de várias associações de comércio de editoras e gráficas, incluindo a Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF).
Ele integrou a diretoria da Casa da Esperança, um hospital patrocinado pelo seu Rotary Club que anualmente atende 150.000 crianças com deficiências.
Mário César estudou nos Estados Unidos e na Alemanha, e tem diploma em administração de empresas pela EAESP-Fundação Getúlio Vargas, e em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
Rotariano desde 1980, ele serviu ao Rotary como diretor, curador, facilitador de aprendizagem, membro e presidente de comissão, e membro de força-tarefa.
Mário César e sua esposa, Denise, são Doadores Extraordinários e Benfeitores da Fundação Rotária e prestigiaram a 4º ‘Conferência da Imaginação’ que foi realizada no mês de Julho deste ano em Maceió (AL), na qual ele foi um dos palestrantes (gestão 2022/2023 – ‘Imagine o Rotary’ CR. GD. Cláudio Canuto).