Cultura e LazerDestaques

Por iniciativa da vereadora Janaína Lima a Câmara Municipal de São Paulo concede a Salva de Prata ao CETRASA

As palavras de afeto como Respeito, Amizade, Amor e Companheirismo, se misturavam a outras como Tradição, Romaria, Museu e Botina Amarela, na sucessão de pessoas que usaram o púlpito do Salão Nobre da Câmara Municipal, na noite de 17 de outubro, na sessão solene de entrega da Salva de Prata ao Centro de Tradições de Santo Amaro (Cetrasa). Uma unanimidade dos oradores foi a referência e elogios a um dos fundadores e atual presidente do Cetrasa, o advogado José Carlos Bruno, que em nome da entidade e recebeu a honraria.

Criado na década de 70, o Cetrasa é motivo de orgulho para a população porque representa a memória do bairro. A preservação da memória é uma das funções da entidade que participou ativamente da maioria dos movimentos do distrito, como a emancipação de Santo Amaro, a criação do Museu de Santo Amaro, a instituição do Troféu Botina Amarela e a realização de diversas romarias.

Para a vereadora Janaína Lima o Cetrasa representa a memória de um bairro que já foi município, traz a tradição, o berço do santamarense, da botina amarela. “O Cetrasa traz essa memória afetiva do santamarense, então, é um grande privilégio para a Câmara Municipal reconhecer toda história, toda tradição do berço santamarense que é esse legado que é guardado, cuidado com tanto amor, com tanto carinho pelo nosso querido Cetrasa”, afirmou a parlamentar.

Na sua manifestação José Carlos Bruno agradeceu à vereadora Janaína Lima e acrescentou que o Cetrasa foi criado com o objetivo de preservar a memória porque Santo Amaro estava modificando e perdendo a sua história e as suas raízes. “Resolvemos fundar o Cetrasa para manter as tradições. Ideias novas por tradições antigas” disse o presidente do Cetrasa.

A sessão solene contou com grande público que lotou salão nobre da Câmara Municipal, que teve na mesa principal, na presidência dos trabalhos, a vereadora Janaína Lima, o presidente do Cetrasa, Dr. José Carlos Bruno, os filhos Gilberto Marques Bruno e Mery Angela Marques Bruno, a líder comunitária Maria de Lourdes Oliveira, Heloisa Rosssato, a Desembargadora Ana Paula Zomer, o vice-presidente da ACSP, Dr. Samir Nakhie Khoury e subprefeita de Santo Amaro, Thamires Nagell.

A Salva de Prata entregue ao Cetrasa é um prato confeccionado em bronze, com banho de prata, medindo aproximadamente 23 (vinte e três) centímetros de diâmetro, com fundo liso e polido, contendo a inscrição em letras góticas “Câmara Municipal de São Paulo” abaixo o brasão do Município, nas cores vermelho, verde, ouro e prata. A honraria é entregue a entidades que com sua atuação se destacam no município de São Paulo.

com informações do site zonasulnoticias.com.br