DestaquesFazendo o bem

Poliomielite é emergência em saúde pública de interesse mundial

O Rotary trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos e o alcance do nosso objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca.

A OMS, Organização Mundial da Saúde, decidiu manter a poliomielite como emergência em saúde pública de interesse mundial. 

Em nota divulgada nesta terça-feira, a entidade informou que um comitê de emergência analisou dados disponíveis sobre a circulação do vírus, principalmente em países como Afeganistão, Etiópia, Guiné Equatorial, Quênia, Mali, Níger, Paquistão, Senegal e Somália.

No documento, a OMS recomendou a prorrogação das orientações temporárias por mais três meses.

A vacinação de rotina fraca e a falta de acesso a imunização foram levadas em consideração, já que o cenário representa risco crescente.

Em 2024, já foram registrados 14 casos do poliovírus selvagem. Destes, 12 foram notificados nos últimos três meses: cinco no Paquistão e sete no Afeganistão.

Já os casos do chamado poliovírus circulante derivado da vacina, neste ano, chegaram a 72, sendo 30 registrados na Nigéria. Segundo a OMS, Etiópia e Guiné Equatorial são dois novos países que reportaram casos desse tipo desde a última reunião do comitê de emergência.

A Organização Mundial da Saúde também recebeu a confirmação de que o vírus circulante foi encontrado na Faixa de Gaza e informou que vai enviar mais de um milhão de doses da vacina contra a pólio para a região.
* Com informações da Agência Brasil e supervisão de Bianca Paiva.

ROTARY INTERNACIONAL NO COMBATE A PÓLIO

O Rotary trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos e o alcance do nosso objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca.Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, reduzimos os casos de pólio em 99,9% desde o nosso primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979.

Os associados do Rotary doaram mais de US$2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obtermos o apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$10 bilhões à causa.

Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Mas é crucial continuarmos trabalhando para manter outros países livres dela. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200.000 crianças por ano.

CLICK AQUI     Conheça a história da erradicação da pólio e do Rotary