DestaquesSaúde

Lula inaugura fábrica de insulina em Minas e deputados aliados abandonaram a festa

 Deputados aliados a Lula deixam evento em Nova Lima após serem  ‘expulsos’

Belo Horizonte –  Agencia  Brasil  – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (26), da inauguração da fábrica de insulina da empresa Biomm, em Nova Lima, Minas Gerais. Com a nova unidade, o Brasil retoma a produção do hormônio no país, com capacidade de suprir a demanda nacional de insulina.

Durante discurso, Lula destacou a importância da fábriica para o acesso da população ao insumo e homenageou o trabalho de Walfrido dos Mares Guia, que é um dos sócios-fundadores e membro do conselho de administração da Biomm. Com história na política, Walfrido é amigo de Lula e foi ministro durante os dois primeiros mandatos do presidente, entre 2003 e 2007.

Emocionado, o presidente contou a experiência de sua bisneta Analua, de 7 anos, que vive com diabetes mellitus tipo 1. “Ela vive com aparelho no ombro, [conectado] com celular, cada coisa que ela come, ela tem que controlar. E o que é fantástico é que ela pede para mãe e para o pai aplicar a insulina nela, ela já não tem mais medo, já faz parte da vida dela. […] Então, eu quero que a minha bisneta Analua saiba que esta figura simpática aqui [Walfrido] vai te dar tranquilidade para você viver mais do que eu e mais do ele está vivendo, porque a vida precisa que os bons vivam muito e que os maus descansem logo”, disse.

 Deputados aliados a Lula deixam evento em Nova Lima após serem ‘expulsos’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje cedo  em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, durante a inauguração da planta de produção de insulinas da Biomm.

Antes de começar a cerimônia, os deputados mineiros, aliados ao presidente abandonaram o local ao se considerarem expulsos.

A bancada de oposição ao governador Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deixou a planta da Biomm, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, antes mesmo de o evento começar nesta sexta-feira (26/4). Os deputados estaduais de PT, PV, Rede e PSOL presentes alegam que foram convidados a se retirar de cadeiras em frente ao palco.

A informação foi confirmada a O TEMPO pelo líder da oposição, Ulysses Gomes (PT). “Todos nós estamos indo embora porque fomos expulsos de onde sentaríamos”, disse, quando já saía do local. Além de Ulysses, estavam presentes Andréia de Jesus (PT), Cristiano Silveira (PR), Dr. Jean Freire (PT), Bella Gonçalves (PSOL), Lohanna (PV) e Ana Paula Siqueira (Rede).

Os deputados já estavam sentados em cadeiras em fileiras em frente ao palco há cerca de 40 minutos. Então, uma mulher, que seria funcionária da Biomm, teria abordado os parlamentares dizendo que os assentos estariam reservados para empregados e familiares do ex-deputado federal Walfrido dos Mares Guia, que é do Conselho de Administração da Biomm.

Inicialmente, parte dos deputados teria resistido a deixar os lugares. “O presidente Lula então vai ficar sem a bancada, é isso?”, contestou um dos deputados. No final das contas, os deputados resolveram ir embora. O início do evento, inclusive, chegou a atrasar em razão do episódio.