DestaquesPolitica

Lula desembarca no Japão com comitiva lotada de políticos e empresários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no Japão nesta segunda-feira (24), marcando o início de sua visita oficial ao país asiático em comemoração aos 130 anos de relações diplomáticas entre as duas nações.
O que mais chamou atenção na chegada do petista foi o tamanho de sua comitiva: além de ministros e lideranças políticas, quase 100 empresários acompanharam o presidente no voo da Força Aérea Brasileira (FAB), lotando a aeronave. A cena do desembarque, com grande número de pessoas, surpreendeu.
Na rede social, Lula compartilhou uma foto ao lado dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e dos ex-presidentes das Casas Legislativas, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Na publicação, o chefe do Executivo destacou o caráter comemorativo da visita, voltada à amizade entre Brasil e Japão.
A delegação brasileira inclui nomes de destaque do governo, como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, o chanceler Mauro Vieira, o ministro dos Transportes, Renan Filho, além do líder do governo no Senado, Jaques Wagner.
A primeira-dama, Janja da Silva, já se encontra no Japão há uma semana. Ela viajou com o grupo responsável pelos preparativos da visita presidencial.
Um dos focos da viagem é avançar nas tratativas para exportação de carne bovina brasileira ao mercado japonês. Além disso, Lula também pretende discutir o acordo com o Mercosul, buscando alternativas para as barreiras tarifárias impostas recentemente pelo presidente norte-americano Donald Trump.
Após a estadia no Japão, a comitiva presidencial seguirá para o Vietnã no dia 27 de março. No país, Lula tem encontros agendados com o primeiro-ministro Pham Minh Chính e o presidente Luong Cuong, além de outras autoridades locais. O Brasil e o Vietnã celebram 35 anos de parceria diplomática.

[email protected]