Leôncio Correa

12 de maio de 1969: Programa de auditório em homenagem às mães, apresentação do radialista Leoncio Corrêa.

IPATINGA

Radialista e jornalista aposentado, nasceu em Aimorés – MG, no dia 30 de outubro de 1943. Leoncio Corrêa foi Assessor de Comunicação do ex-prefeito de Ipatinga, João Lamego, apresentador oficial da famosa Feira da Paz, o primeiro locutor da Rádio Educadora de Coronel Fabriciano onde atuou por vários anos. Atuou também  na TV Cultura e TVUni do Vale do Aço. Assessor de comunicação do Unileste por mais 30 anos. Depois de muitos anos na região, transferiu-se para São Paulo. Na capital paulista, ele mantém este site com grande audiência na internet.

O COMEÇO

Ao conceder entrevista aos comunicadores Peterson e Roberto Nogueira, da Rádio Educadora de Coronel Fabriciano, Leoncio relembrou os idos de 1968, quando a emissora entrava no ar. Ele foi o primeiro locutor a falar no dia da inauguração, já que as cinco horas da madrugada, deu início as transmissões com o programa “Despertar Sertanejo”. Depois de um ano apresentando este programa, Leoncio passou a comandar o departamento de jornalismo onde ficou por mais de 25 anos.

AS DIFICULDADES

“Hoje é tudo muito fácil – afirma Leoncio, e continua – na minha época não existia internet, nem mesmo telefone celular. Tínhamos que copiar as notícias das emissoras do Rio e São Paulo, gravar e depois datilografar tudo, para então ir pro ar. Para buscar as notícias locais o transporte era de ônibus e ainda carregando um gravador de dois quilos. Quando saiu o celular, a rádio logo comprou um. Pesava mais de 4 quilos. Era muito potente, tinha uma mala com o aparelho e microfone. Foi um sucesso as primeiras transmissões ao vivo.

Além da Rádio Educadora, Leoncio Corrêa trabalhou também em diversos outros veículos de comunicação no Vale do Aço. A exemplo dos jornais, Vale do Aço, O Popular, Rádio Itatiaia, TV Cultura de Ipatinga onde apresentava um noticiário e um programa de entrevistas e debates, TV Uni, em Fabriciano, onde foi Diretor Administrativo e editor de jornalismo. Também atuou por mais de 18 anos como Assessor de Comunicação da Unileste e das prefeituras de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, além das Câmaras Municipais de Timóteo e Fabriciano.

SÃO PAULO

Leoncio hoje reside em São Paulo, onde é diretor de uma ONG direcionada a saúde com foco na oftalmologia. A PROVISA, que atende a mais de dez mil pessoas mensalmente com exames oftalmológicos, encaminhamentos de patologias, exames de glicemia, pressão arterial, odontologia e vários outros atendimentos comunitários. Seus principais parceiros são a Cruz Vermelha Brasileira, filial de São Paulo, a Fundação Sorrident”s e a Novety Cosméticos.

ROTARY CLUBE

Leoncio pertenceu ao Rotary Clube Coronel Fabriciano Norte tendo sido Presidente em 1994. Depois filiou-se ao Rotary Clube de São Paulo Butantã onde atuou como secretário, e depois foi escolhido por seus companheiros para presidir o Clube no ano rotário 2014-2015. Atualmente participa como sócio honorário do Rotary Club de São Paulo Morumbi.

RÁDIO EDUCADORA

A história da Rádio Educadora se confunde com a história da radiodifusão no vale do Aço. É a primeira emissora da região e tem muito a contar! Tudo começa com a primeira transmissão da Rádio Educadora AM que foi ao ar no dia 12 de junho de 1966. O sonho de levar a cultura popular e a educação, através das ondas do rádio, para as mais distantes localidades Vale do aço se tornou realidade graças à iniciativa dos Redentoristas iniciada em 1964.

Em 1965, foi assinado o contrato entre o poder público e a Congregação Redentorista, na época representada pelo padre Marcos Fernandes Guabiroba. O dia 2 de fevereiro de 1968, ficou marcado na história de nossa região com o início das transmissões em caráter experimental. O radialista Aurélio Caixeta, foi o primeiro a falar nos microfones da emissora.

Outra data marcante para a Rádio Educadora é o dia 18 de março de 1968, quando a emissora entrou oficialmente no ar, iniciando sua missão evangelizadora. Ao longo dos anos a programação da Rádio Educadora tem seu conteúdo voltado à comunidade do interior mostrando-se atuante e profunda conhecedora dos problemas da região e da necessidade da informação para todos e hoje faz parte do dia a dia das comunidades.

Fonte: Rádio Educadora