Ipatinga poderá ter nova concessionária de água e esgoto.
Prefeitura de Ipatinga reúne agentes públicos e especialistas em Fórum Municipal das Águas
Ipatinga, MG – agência ANVA – Com o tema “Água, Nosso Patrimônio, Nosso Futuro”, a Prefeitura de Ipatinga realizou na tarde desta quinta-feira (27) o Fórum Municipal das Águas. O evento, que aconteceu na sede da AAPI, no bairro Imbaúbas, contou com a participação de representantes de órgãos ambientais, Polícia Militar e sociedade civil organizada, com o objetivo de discutir o futuro da gestão da água e saneamento básico em Ipatinga.
O prefeito Gustavo Nunes fez a abertura do Fórum, na companhia do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas (AAPI), Joaquim Cândido; do comandante da Polícia Ambiental, major Átila Porto, e vereadores.
Na oportunidade, o chefe do Executivo evidenciou a importância de cuidar desse bem tão precioso que é a água, citando que dados fornecidos pela atual concessionária dão conta de que cerca de 50% dos recursos hídricos captados no município são desperdiçados antes mesmo de chegar às torneiras dos domicílios.
Contrato com a COPASA já acabou
“Em fevereiro de 2022 terminou o contrato da atual concessionária dos serviços de água e esgoto” – lembrou o prefeito, para acrescentar em seguida: “O município se prepara para realizar a licitação para uma nova concessão. Será uma oportunidade de termos um edital com regras e parâmetros mais rígidos, além de podermos cobrar da concessionária vencedora investimentos para estancar o desperdício, o que acarreta também um alto custo para o consumidor”.
O prefeito ainda citou que existem problemas sérios na coleta e tratamento de esgoto no município, que acarretam em contaminação da água e do solo.
Palestras
A primeira palestra do evento foi do especialista Ricardo Rodrigues Celoto, que é mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – FEA-USP e professor da FECAP/SP. Ele atua principalmente como consultor para a FIA (Fundação Instituto de Administração), com foco no setor de saneamento.
Durante sua exposição, Celoto apresentou um panorama sobre a questão da água no país e evidenciou o protagonismo do município. “Ipatinga tem uma oportunidade de estar na vanguarda desse processo de licitação para a nova concessionária. As leis e a regulação que estão sendo observadas são uma determinação do Governo Federal. Por isso Ipatinga está fazendo um processo licitatório onde a empresa vencedora, num prazo de até 10 anos, deve universalizar o sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto”, pontuou.
Na sequência do evento, o ambientalista Geraldo Magela Gonçalves, Dindão, contou o trabalho realizado na expedição do Piracicaba, na qual percorreu todo o curso do rio.
O evento continuou após intervalo, com a palestra do pesquisador e professor do curso de pós-graduação em Meio Ambiente e Sociedade, Elcires Pimenta Freire. Ele abordou sobre inovação em saneamento e a busca da universalização. “O Novo Marco Legal de Saneamento, aprovado em 2020, busca a universalização dos serviços de saneamento básico no Brasil e cria um ambiente de maior concorrência e atração de investimentos privados. As principais mudanças incluem a obrigatoriedade de licitação, criação de agências reguladoras independentes, possibilidade de renovação antecipada de contratos e a formação de consórcios entre municípios”, explanou. (Fonte: Agencia ANVA, com informações da prefeitura de Ipatinga-MG)