Feira das Nações movimenta distrito 4563 de Rotary Internacional em São Paulo
Centenas de rotarianos, convidados, intercambistas e familiares superlotaram a quadra do Campi Pinheiros durante o último sábado, 15 de Março, quando foi realizada a Feira das Nações. Evento foi aberto as 10 horas e estendeu até as 16 horas.
A Feira das Nações é um encontro de jovens intercambistas de Rotary Internacional, com presença de todos os intercambistas de vários países e que, neste dia, montam barracas com comidas e bebidas típicas de seu país de origem.
Estavam presentes: Taiwan, EUA, México, Alemanha, Argentina, ´Bélgica, India, Turquia entre outros.
Os rotarianos dos clubes que estão recebendo os intercambistas se fizeram presentes e trabalharam durante todoo o dia na organização e colaborando com os intercambistas durante o evento.
ABERTURA
Coube ao Governador do Distrito 4563, Diogo Mastrorocco, (foto), abrir oficialmente a Feira das Nações oportunidade em que ressaltou a importância do intercâmbio de jovens de todo o mundo.
O que é o programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International
Os Rotary Clubes enviam anualmente dezenas de jovens para estudar no exterior, em programas de longa e curta duração.
A hospedagem é feita em famílias escolhidas pelos rotarianos da cidade de destino que acolherá o jovem como se fosse seu próprio filho. Em contrapartida, sua família que envia um jovem também acolherá um outro vindo de outro clube do Rotary em outro país.
Cada clube do distrito é responsável pelo cadastramento de jovens de sua região E NECESSARIAMENTE deve estar perto do clube responsável.
Para se inscrever, o jovem deve ter de 14 a 17 anos.
É importante que o jovem esteja acima da média acadêmica, de preferência entre os melhores de sua classe. Além destes requisitos, é também levado em consideração seu desempenho em entrevistas, em dinâmicas psicológicas de toda a família e testes de português e inglês.
Note que a família é quem vai arcar com os custos das passagens, seguros e taxas administrativas, que podem variar dependendo do país de destino e do programa escolhido (curta ou longa duração).
A família deve também ter condições e desejo de receber e hospedar um jovem estudante estrangeiro em sua casa. Portanto, os pais também participarão de uma entrevista.
Uma vez satisfeitas essas condições, o jovem tem tudo para ser um futuro intercambista, numa experiência que certamente marcará alguns dos melhores momentos de sua vida.
Algumas exigências são específicas de cada clube de Rotary.
São exigidas pelo menos 2 famílias voluntárias (além da família do jovem que vai) para hospedar o jovem que virá de outro país. As famílias voluntárias devem, necessariamente, estar em região próxima da família principal e escola onde irá estudar, pois não será possível mudança de escola durante a estadia do jovem visitante. Recomendamos que o perfil familiar sejam parecidos.
NOVOS INTERCAMBISTAS
Na parte da tarde todas as famílias que inscreveram seus filhos para participarem do próximo grupo se reuniram com a Coordenadora de intercâmbio do Distrito, Elaine Broscoe, quando apresentada a relação dos aprovados na presença de todos os jovens inscritos no projeto.
Ainda durante o evento, o Governador Diogo Mastrorrocco homenageou a colaboradores do distrito 4563 e agradeceu a todos os presentes.
ZÉ GOTINHA
Uma das maiores campanhas internacionais de Rotary é o combate a poliomielite. Através da Fundação Rotária milhares de crianças em todo o mundo recebem gratuitamente a dose da vacina contra a paralisia infantil.
O símbolo da campanha esteve na Feira das Nações e fez fotos com o Governador .
NOTA DA REDAÇÃO:
Este site está a disposição dos companheiros rotarianos que queiram divulgar seus eventos e atividades. Basta enviar releases com fotos para nossa redação: [email protected] zap: 31 99869-2833