Politica

DATENA: Ótimo apresentador, péssimo político

O apresentador do programa Brasil Urgente, da rede Bandeirantes de TV, Luiz Datena, é um excelente apresentador, mas um péssimo político.

Na minha carreira de jornalista, iniciada em 1970, tive oportunidade de conviver com centenas de colegas e com políticos de todos os partidos e ideologias. Nunca me candidatei a nada porque acho que não combina ser um jornalista sério e imparcial entrando para a política.

Quando disse que o Datena é péssimo político, refiro-me a falta de coragem para enfrentar os desafios.  Estava cotado para ser candidato a vice prefeito de São Paulo na chapa de Bruno Covas.  Mas, conforme a agência Globo em 11 de agosto de 2020, desistiu da candidatura afirmando que preferiu ficar na Band.

Com sua desistência, o então vereador Ricardo Nunes assumiu a chapa com Covas e se elegeu. Com o falecimento de Bruno, Ricardo assumiu a prefeitura e está tocando o barco da melhor forma possível.

Depois Datena aparece como possível candidato ao Senado, mas desistiu de novo. Agora, em fevereiro deste ano, o jornal Carta Capital publicou nota em que Datena é o candidato do PDT a prefeito de São Paulo no ano que vem.

A notícia diz assim “DATENA FECHA COM PDT PARA SER CANDIDATO EM 2024. O presidente do PDT, Carlos Lupi, confirmou nesta segunda-feira 13 que o apresentador José Luiz Datena é o nome do partido para concorrer à prefeitura de São Paulo na eleição de 2024”                         Link da fonte; www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/datena-fecha-com-o-pdt-para-concorrer-a-prefeito-de-sao-paulo-em-2024/.

Depois de recuar em oportunidades anteriores, o apresentador utiliza seu programa na Band para criticar o atual Prefeito.  Quanto ao criticar é um direito que a liberdade de imprensa permite, mas quando o jornalista extrapola e faz críticas sem nenhum nexo acaba sendo alvo de deboche.

As críticas de quem seria candidato e continua querendo ser, não tem nenhum valor e  todos os telespectadores entendem que existe um interesse pessoal em denegrir a imagem do adversário  para levar vantagem nas urnas.

Hoje, feriado de finados, 02/11/2023, o apresentador Datena mostrou uma reportagem sobre a Cracolândia e, colocou a culpa no prefeito pelos problemas ocorridos ontem a noite quando houve um arrastão com arrombamento de loja na Cravolândia.

Será que foi o Ricardo Nunes que criou a Cracolândia?  Pelo que sei, o Prefeito e o Governador já se reuniram diversas vezes tentando uma solução.  Mas, nesse País onde existe um tal de direitos humanos e até Padre defendendo a bandidagem fica difícil solucionar o problema.

Infelizmente, existem os dependentes misturados aos que se locupletam com o comércio das drogas.  Levar esse pessoal pra onde?  Pra casa dos que defendem os direitos dos errados?  Quem sabe o Datena tem um local para abrigar esse pessoal.

A polícia não pode nem mesmo encostar a mão em nenhum deles porque é agressão. Eles, os cracolandenses, podem saquear lojas, usar drogas em plena rua, jogar pedra na polícia e tudo mais. Eles são os cobertos de razão. As autoridades estão todas erradas.

Nas críticas ao prefeito, Datena afirmou que o prefeito está fazendo obras agora porque é época de eleição, deveria ter feito no início do mandato.    Uai, Datena, no início do mandato o prefeito era o Covas.

O certo é que, quando você ver alguém criticar, é porque existe um interesse qualquer.    Criticar porque o prefeito está realizando obras, recapeando a cidade toda, construindo creches, escolar, CEUs, apoiando os movimentos culturais.

Qual é a solução para a Cracolândia. Se você, Datena, sabe qual, manda o projeto para as autoridades. Eles vão te agradecer.   Falar, meu amigo, é fácil, o difícil é você resolver o problema.

Meu caro Ricardo, você está sendo criticado por quem quer o seu lugar. Por sinal são dois: o Datena e o Boulos.  Continue assim. Desconheça o que vem de adversários que não têm projetos e só querem subir ao Poder tecendo críticas e caçando chifres na cabeça de cavalo.

Quem ama São Paulo sabe do seu esforço para administrar essa metrópole de 12 milhões de habitantes. Mas, pode estar certo de que a maioria dos paulistanos está contigo.

Que bom seria se todos os candidatos a cargos eletivos fizessem suas campanhas apresentando projetos que ajudassem a comunidade, ao invés de fazer campanha fazendo futricas e falcatruas.

Fico pensando até quando nosso Brasil terá pessoas sem ética, desonestos, aproveitadores, traidores e bandidos com e sem gravata.

Por: Leoncio Corrêa / Jornalista , Mtb. nº 1500