DestaquesFazendo o bem

Rotary Internacional lamenta morte do Papa Francisco

O Governador do Distrito 4563, de Rotary Internacional, Diogo Mastrorocco, foto, publicou um nota sobre o falecimento do Papa Francisco.

“O Distrito 4563 do Rotary International lamenta com pesar o falecimento de Sua Santidade, Papa Francisco, associado honorário do Rotary Club de Buenos Aires desde 1999.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com a Igreja Católica e com todos que foram tocados por sua voz e sua coragem. Que sua vida continue a inspirar a construção de um mundo mais justo e fraterno.

Seu pontificado foi um farol de esperança, guiado pela paz, pela justiça social e pelo diálogo entre diferentes crenças. Que a memória de seu serviço humanitário e sua dedicação à construção de um mundo mais equitativo perdure como fonte de inspiração.”  (Governador 2024-25 Diogo Mastrorocco @diogomastrorocco)

O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, publicou em sua página no instagran sua mensagem sobre o Papa.  “Papa Francisco nos deixou, deixando um legado de fé, humildade e amor🖤”. O Prefeito de São Paulo, que é rotariano, esteve recentemente no Vaticano e foi recebido pelo Papa. (foto)

O Presidente da República decretou sete dias de luto oficial no Brasil, pela morte do Papa Francisco. Todas as Bandeiras em território nacional devem ser hasteadas a meio mastro.

O funeral

O Papa Francisco faleceu, aos 88 anos, na manhã desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio oficial foi feito pelo camerlengo, cardeal Kevin Joseph Farrell, que destacou a dedicação do pontífice ao serviço da Igreja. “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, disse Farrell.

No domingo de Páscoa, o Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.

A saúde do Papa vinha se deteriorando nos últimos anos, com episódios de bronquite e infecções respiratórias.

Francisco deverá ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O conclave para eleger seu sucessor deverá ocorrer entre 15 e 20 dias após o início da Sede Vacante.

As igrejas no Brasil já celebram missas em homenagem ao pontífice. O Santuário Nacional de Aparecida, localizado no município de Aparecida do Norte (SP), vai realizar seis missas nesta segunda.

O governo brasileiro decretou luto oficial de 7 dias pela morte de Francisco.

Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires em 1936, foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história. Eleito em 2013, adotou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, simbolizando seu compromisso com a simplicidade e os pobres.

Durante seu pontificado, promoveu reformas na Cúria Romana e defendeu causas sociais, como a proteção ambiental e a inclusão de grupos marginalizados.​

Milagre na Amazônia

Em outubro de 2024, durante missa na Praça de São Pedro, Francisco proclamou a canonização do padre italiano José Allamano, fundador da congregação dos Missionários da Consolata, por um milagre que teria ocorrido na Amazônia brasileira.

Segundo a organização Consolata América, o milagre ocorreu em 1996, em Roraima, quando um indígena yanomami foi atacado por uma onça e apresentou um grave ferimento na cabeça. Um grupo de missionários teria invocado José Allamano pedindo a recuperação do rapaz, o que se realizou.  Fonte: Brasil 61 para a agencia ANVA

Com informações do Vaticano News, CNBB e Agência Brasil