DestaquesPolitica

30 ex-presidentes cobram que Lula defenda a democracia na Venezuela

Trinta ex-líderes de 13 países cobraram nesta 2ª feira (5.ago.2024) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defenda a democracia na Venezuela. Eles pedem que o petista reafirme “seu inquestionável compromisso com a democracia e a liberdade” e faça o regime político prevalecer no país sul-americano vizinho ao Brasil.  As declarações foram dadas em carta divulgada pela Idea (Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas). Eis a íntegra (PDF – 96 kB). Para o Itamaraty, o que a carta pede já está sendo feito pelo governo brasileiro em relação à Venezuela, inclusive com o reconhecimento…
“Não exigimos nada diferente do que o próprio presidente Lula da Silva preserva em seu país. Esta mensagem que estamos enviando, em essência, nos coloca como porta-vozes dos sentimentos da maioria decisiva dos venezuelanos que hoje veem seus compatriotas, que lutaram ao seu lado, sofrendo prisões, torturas, desaparecimentos e até mesmo a perda da vida”, afirmam.  Na carta, os ex-presidentes também dizem que Maduro usurpou a soberania popular “em conluio com os poderes do Estado”, que, segundo eles, estão a serviço e controle do líder venezuelano….
“[A usurpação] é feita com desprezo pela verdade eleitoral para [Maduro] se perpetuar no exercício do poder e afirmá-lo por meio de uma política de Estado repressiva e de violação generalizada e sistemática dos direitos humanos dos venezuelanos. O que está acontecendo é um escândalo”, afirmam.  Dentre os 30 ex-chefes do Executivo que assinaram a carta estão Mauricio Macri (Argentina), Guillermo Lasso (Equador), Lenin Moreno (Equador), Luis Alberto Lacalle (Uruguai) e Felipe Calderón (México)….

OPINIÃO

O mundo inteiro sabe que as eleições na Venezuela foram fraudadas.  Maduro e Lula querem dominar o País mas não têm coragem para fazê-lo.   Aliás, o Lula que também teve sua vitória questionada, está no mato sem cachorro. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Amigo do Maduro, adepto das mesmas ideologias, mas não tem coragem de se pocisionar diante do impasse venezuelano.
A dona Dilma ajudou a Venezuela e Cuba com nosso dinheiro  (BNDES)  com empréstimos que nunca serão pagos.   A dívida do Maduro com o Brasil é de milhões de reais. Enquanto isso nós temos que aguentar a recessão. Cortes bilionários nos orçamentos porque a farra com o dinheiro público só aumenta.
O Lula devia pensar mais um pouco no seu País já que está no fim da vida. Fico até com dó.  Um comunista que não tem coragem de falar a que veio.