GeralÚltimas

17 mortes pelas chuvas no Sul do ES

Subiu para 17 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a noite de sexta-feira (22). Agora, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) contabiliza 15 óbitos em Mimoso do Sul e dois em Apiacá. O boletim da Defesa Civil das 11 horas apontou um óbito a mais em relação ao que tinha sido divulgado ao longo da manhã deste domingo (24).

A Polícia Científica (PCIES) informou que os corpos estão sendo levados para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim. Duas equipes do Departamento Médico Legal (DML) Vitória foram deslocadas para dar apoio.

O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, o tenente coronel Benicio Ferrari Junior informou que em Mimoso do Sul a água já está baixando e, com isso, as equipes estão conseguindo acessar mais áreas. “Nesse trabalho de acessar mais locais, a contagem de óbitos cresceu. Vamos seguir nos trabalhos ao longo do dia dia para acessar todas as vítimas”, diz.

As chuvas também deixaram mais de 5,7 mil pessoas fora de casa em seis municípios. As informações são do boletim da Defesa Civil do Estado publicado às 11 horas deste domingo (24).

No total, são 5.481 pessoas desalojadas — que precisaram deixar a casa e se abrigar com parentes e amigos — e outras 255 pessoas desabrigadas, ou seja, que perderam a casa e foram encaminhados para abrigo público.

 EDP doa 10 toneladas de alimentos para vítimas

A Defesa Civil estadual recebeu dez toneladas de alimentos que serão doados para famílias atingidas pelas fortes chuvas deste fim de semana, no Sul do Espírito Santo. São itens que fazem parte da cesta básica como: arroz, café, macarrão, açúcar, sal e outros. Os produtos foram doados pela EDP, concessionaria de energia elétrica que abastece 70 municípios no Estado.

De acordo com a concessionária, desde o início do temporal, na noite de sexta-feira (22), foi preciso fazer a interrupção de energia em algumas cidades. O objetivo é facilitar o serviço do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e às autoridades municipais e estadual para a liberação dos acessos as regiões afetadas.

Ainda segundo a EDP, em situações como essa, de muita chuva e prejuízos, outros pontos são priorizados, como hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais. Em caso de ocorrência com a rede elétrica, o contato é: (27) 99772-2549 ou 0800 721 0707.