20 pessoas foram presas em SP por incêndios florestais no estado
20 pessoas foram presas em São Paulo este ano por provocar incêndios florestais. Além das prisões, o governo estadual recolheu mais de R$ 21,3 milhões em multas. Ao todo, somente em 2024, foram aplicados 420 autos de infração ambiental.
Segundo dados do governo estadual, os incêndios estão mais concentrados na fazenda produtiva, ou seja, na lavoura, e afetam diretamente ao agronegócio.
O estado tem 1 milhão de hectares em unidades de conservação e preservação ambiental. Desse total, 748 hectares foram atingidos, ou seja, 0,07%.
Em entrevista à GloboNews, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, disse que o estado investiga quantos dos incêndios florestais são criminosos e quantos são espontâneos. Ela também defendeu as ações da gestão Tarcísio e asseverou com relação às punições.
“Aqui no estado de SP a gente não tolera crime. A gente já tem 20 presos e todas as pessoas que fizerem isso vão ser responsabilizadas.”
Segundo Natália, o governo intensificou o policiamento ambiental, além do efetivo de brigadistas. Na avaliação dela, tal medida evitou a proliferação dos incêndios nas unidades de preservação.
“Comando e controle, punição muito forte quando tiver crime e essa lógica de prevenção e combate imediato.”
Péssima qualidade do ar
Nesta semana, a cidade de São Paulo registrou, por três dias, qualidade do ar muito ruim e ficou entre as piores do mundo.
Natália foi questionada sobre as ações de melhoria do quadro, mas se esquivou de responder quais medidas estão sendo tomadas pela Cetesb.
Afirmou apenas que o estado, assim como o país, passam por uma situação atípica.
“A gente está passando por uma condição sem precedentes, simultânea, e não só no estado de SP. E o que isso provoca: um ar mais denso, ele não está dispersando.”
Segundo Natalia, o governo está se “preparando muito” para esse final de semana. Ela não esclareceu, entretanto, o que de diferente sua gestão pretende fazer.
“Esse final de semana a gente está de prontidão, como temos estado nos últimos meses, porque vai ser um final de semana complicado, a gente acredita que domingo vai dar uma amenizada”. (G1)