Fazendo o bem

18º Rotary em Ação

O Rotary Club de São Paulo Morumbi promove neste domingo, 01 de outubro, o 18º Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania.

O local escolhido foi o Centro Educacional unificado – CEU Cantos do Amanhecer, no bairro Eledy, na região do Campo Limpo, zona sul da capital paulista. O atendimento ao público será de 10 às 15h30.

ATENDIMENTOS

Serão realizados exames de vista, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação odontológica (dentista), fisioterapia, massagem relaxante, orientação com nutricionista, psicólogo, advogados,  corte de cabelo e cuidados de beleza, Nurap e ainda orientação sobre o Jovem Aprendiz.

O trabalho social é realizado pelos próprios rotarianos com apoio de dezenas de voluntários e entidades públicas e privadas.

APOIO

Entre os apoiadores estão a Prefeitura Municipal de São Paulo, CEU Cantos do Amanhecer, Instituto Cejan, Provisa Saúde, Nucita, Novety, Societá Hair, Hospital Central Sul, Escola de Enfermagem São José, UNASF, FMU e Vocação – Jovem Aprendiz.

CONHEÇA ROTARY

O Rotary Club de São Paulo Morumbi, mais conhecido como apenas Rotary Morumbi, é um clube de profissionais e empresários que atua na região que leva o seu nome e abriga mais de 100 comunidades carentes.

O Morumbi é marcado pela região bem arborizada e pelos seus enormes contrastes sociais, englobando residências de alto-luxo lado a lado com comunidades extremamente carentes.

O Rotary Morumbi age na região tendo como um de seus principais projetos o Rotary em Ação, pela Saúde e Cidadania, cujo objetivo é levar um pouco de atendimento voluntário em um domingo.

Também atuamos junto aos Conselhos de Segurança (Conseg) da região e subprefeituras do Campo Limpo e Butantã, que atende nossa região.

NOSSO COMPROMISSO

Servir ao próximo: como Rotarianos, estamos comprometidos em servir às necessidades da comunidade local e global. Nosso clube trabalhará para identificar e abordar as necessidades mais prementes da comunidade, fornecendo tempo, habilidades e recursos.

Apoiar a educação: reconhecemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional e, portanto, nos comprometemos a apoiar programas e iniciativas educacionais em nossa comunidade, incluindo bolsas de estudo, quando possível.

Promover a paz: como Rotarianos, acreditamos que a paz é um pré-requisito para o progresso e, portanto, nos comprometemos a promover a compreensão, a tolerância e a cooperação internacional através de programas de intercâmbio cultural, projetos de desenvolvimento e iniciativas de construção da paz.

Proteger o meio ambiente: reconhecemos a importância de proteger o meio ambiente para o bem-estar de nossa comunidade e do mundo em geral e, portanto, nos comprometemos a apoiar programas e iniciativas que promovam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Promover a ética nos negócios: acreditamos que a ética nos negócios é essencial para o desenvolvimento econômico e social e, portanto, nos comprometemos a promover altos padrões éticos em todas as nossas atividades empresariais e a incentivar outras organizações a fazer o mesmo.

Aprender continuamente: como Rotarianos, reconhecemos a importância da aprendizagem contínua para o crescimento pessoal e profissional e, portanto, nos comprometemos a promover oportunidades de aprendizagem para nossos membros e para a comunidade em geral.

O QUE É ROTARY

Em 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris, o fundador, de quem partiu a ideia da criação de um clube de prestação de serviços, e seus companheiros Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram Shorey formaram o Rotary Club de Chicago, o primeiro da história.

De lá para cá já se foram mais de 100 anos e muitos ainda não sabem o que é o Rotary e o que os rotarianos fazem.

Alguns chegam a dizer que seus membros são jantarianos ou almoçarianos, sem compreenderem a real dimensão dos trabalhos do Rotary ao redor do mundo.

Dentre eles a principal bandeira atualmente: erradicar a poliomielite, ou paralisia infantil, do mundo.

Esse programa foi iniciado no ano de 1985, e é chamado de Programa Pólio Plus. Uma ideia que nasceu pequena, quando alguns Rotary Clubs fizeram um projeto para comprar vacinas e ajudar na sua distribuição a mais de seis milhões de crianças nas Filipinas. Desde a criação do programa mais de dois bilhões de crianças já receberam a vacina oral antipólio. Certamente você alguém que já recebeu a vacina, ou foi o próprio a recebê-la. Pois é, trata-se de uma campanha criada pelo Rotary e que tem a participação de pessoas de todo o mundo. Bill Gates já doou parte de sua fortuna para o programa.

Hoje o Brasil está livre da pólio, mas enquanto houver um país endêmico, ou seja, onde ainda são registrados casos de poliomielite, o risco de uma criança contraria a doença em qualquer parte do mundo.

Em 1988 eram 71 países não endêmicos e 125 endêmicos e. Hoje temos 193 países não endêmicos e apenas 3 países endêmicos: Afeganistão, Paquistão e Nigéria. Falta pouco.

Hoje o Rotary International tem uma campanha chamada de “O Maior Comercial do Mundo”. Participando da campanha com o sinal “Falta Só Isso”, juntamente de Bill Gates, dos atores Jackie Chan e Amanda Peet, do magnata da mídia Ted Turner, do Arcebispo Desmond Tutu, da Rainha Noor da Jordânia, entre muitos outros, você pode ajudar na erradicação da pólio.

Mas o Rotary não se resume apenas ao combate a poliomielite. Outros programas são desenvolvidos.

Talvez você esteja se perguntando agora como fazer para se tornar um rotariano. Na verdade você não se associa a um Rotary Club por vontade própria. Antes um rotariano tem que ver no indivíduo o espírito rotário. Não é a pessoa que escolhe o Rotary. É o Rotary que escolhe a pessoa. Se não há nela o perfil de um rotariano talvez seja impossível de se associar a um clube.